segunda-feira, 25 de maio de 2015

Game of Thrones 5ª Temporada - Critica - Episódios 4, 5 e 6 «Sons of Harpy», «Kill the Boy» e «Unbowed, Unbent, Unbroken»

Para além de um Buraco, embaixo terás spoilers.

O facto é que esta temporada não tem sido terrivelmente apelativa. As intrigas adensam-se, a tensão aumenta, as personagens estão em rota de colisão… E daí? É muita acção e pouca reacção. Não vou falar de tudo, porque a balança do interesse está super desequilibrada neste momento.

A Cersei está a comprar uma guerra com a avozinha mais inteligente e rica dos 7 Reinos: não creio que isso seja muito inteligente. Pode ter um exército de lobotomizados ao seu dispor, mas basta que se saiba do pinanço com o maninho que vai tudo para as couves.



O Snow está, mais uma vez, a ganhar pulso. E não tenho vergonha em admitir que Kit Haringot esteve especialmente bem nos últimos episódios. Consegui, pela primeira vez em 5 temporadas, perceber cada detalhe e emoção que saíam dele. Situações extremas pedem medidas extremas, e, tal como disse no final da última temporada, a sua aliança com Stannis tem criado alguns dos melhores e mais apelativos conflitos da série. Veremos até onde vai o orgulho e a evolução: quer da história, quer dos actores.

Espero (pelo menos) uma mega batalha no final desta temporada

O Senhor Mormont, do Blue Room, raptou o Tyrion, foi intoxicado por gajos de pedra e raptado por piratas. Boa, e daí? Não é que os atores não tenham qualidade, porque têm, mas esta história tem sido um tanto ou quanto repetitiva e infrutífera.



Aliás, é uma boa altura para me queixar. Nunca reclamei em relação à realização de Game of Thrones porque, sinceramente, não tinha nada a apontar. À excepção dos episódios orientados por Neil Marshall (Blackwater e The Watchers on the Wall), nenhum exibia concepções técnicas de muita exigência. No entanto, esta temporada tem sido levada a braços por realizadores menores. Gajos que aparentam não fazer puto de ideia da história que estão a contar.

Mark Mylod, responsável pelos episódios 3 e 4, realizou (entre outras coisas) Ali G Indahouse. Yup, é esse filme mesmo.



Jeremy Podeswa, realizador dos episódios 5 e 6, trabalha desde os 80 na indústria e este está a ser o pico da sua carreira. 

Game of Thrones é, consensualmente, umas das melhores séries de todos os tempos. Os realizadores que nela trabalharam podem não ser o “cream of the crop”, mas pelo menos têm sido consistentes e com um background que lhes deu estaleca para se fazerem sobressair. Excepto nesta temporada.

Existe uma miríade de jovens realizadores espalhados pelo mundo que dariam os 2 braços para realizar estes episódios: e, provavelmente, fá-lo-iam com muito mais qualidade que estes escravos do sistema.

Acabo esta crítica expondo a minha opinião sobre a “cena”.



O Ramsay devia ser rei desta porcaria toda: fim.


Valar Dohaeris.           


Sem comentários:

Enviar um comentário