terça-feira, 14 de abril de 2015

Game of Thrones 5ª Temporada - Critica - Episódio 1 «The Wars to Come»


Para além de um buraco, embaixo terás spoilers. Já tinha saudades de escrever esta frase…

Nenhuma série puxa por mim como Game of Thrones: acompanhei a 1ª temporada de Better Call Saul e apreciei bastante. Vi Utopia, estou a mais de metade do anime Cowboy Beebop e anda alguém a chatear-me para acabar Hannibal… Mas só o mundo de Westeros é contagioso o suficiente para me fazer escrever semanalmente. Agora, para ver 4 episódios piratas?! Maninhos, ainda não virei para o Lado Negro da Força. Ainda... 

But let’s get started!



No passado, Cersei obrigou uma bruxa a prever-lhe o futuro. O ar de presunção da jovem atriz que desempenhou o papel da matriarca Lannister foi imediatamente reconhecível: kudos to her. As previsões feitas explicam as suas inúmeras desconfianças e atitudes de pêga. O celibato do seu antigo amante deixa-me confuso: que peso terá esta decisão para o futuro da família mais rica dos 7 Reinos? Conclusão: afinal o Tyrion não é o único bêbado loirinho...

Por falar no mano anão, Varys levou-o até à casa do homem que abrigava Dany e o seu irmão Viserys na 1ª temporada. O que é que isto revela? Que ele tinha premeditado todos os passos que o levariam até à rainha Targaryen. Agora, onde é que Tyrion se encaixa nisto? Ele pode bem ser o conselheiro político que tanta falta tem feito à Mãe dos Dragões: que, por sua vez, continua bipolar.



Sem experiência de vida suficiente para se poder assenhorar realmente, em Meereen ou em qualquer outra parte, está a receber conselhos de “boca cheia” de um assassino sem convicções ou preocupações reais. E isso reflecte-se nos seus súbditos e nos seus dragões. Tyrion, vê lá se te despachas ou ainda acabamos a temporada com uma “girl on fire”… Literalmente.

Littlefinger, doutorado em “Ficar rei desta m*rda toda”, continua a educar Sansa sobre como sobreviver à nobreza. Isto pode levar à especulação sobre ela lhe passar a perna, mas, citando um grande senhor do desporto “Ele pode-lhe ensinar tudo o que ELA sabe, mas de certeza que não lhe ensina tudo o que ELE sabe.” Duvido que o que aconteceu a temporada passada com o Cão de Caça e a Arya se vá repetir…



Por falar em Arya: tenho saudades dela… Vê se dás notícias miúda!

E o panasca Snow agora é mediador entre o Sul e o Norte. Que fofinho, não é? Estou desconfiado que a sua atitude de misericórdia perante o escaldão de Mance Rayder vai despoletar muito respeito entre os manos Selvagens e alguma discórdia com Stannis. E a minha previsão de que a gaja Vermelha lhe queria saltar para cima está confirmada: e como o gajo é maluquinho por gingers, vamos ver quantos episódios “dura”.



No primeiro episódio da última temporada senti que algo magnifico se aproximava. Neste não: senti que precisávamos de estabelecer objectivos para cada um dos nossos amigos e aproximar os diferentes “mundos”.

Missão cumprida pessoal. Não sei quanto a vocês, mas eu estou mais que pronto para as 9 semanas de aventura que estão para vir.

Valar Dohaeris.

Sem comentários:

Enviar um comentário