quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Critica de Teatro - Nu Palco

“O resto é silêncio…”

O público encheu a casa, e foi presenteado com magnificas interpretações e GRANDES ideias, na 2ª noite do Festival de Curtas de Teatro do Algarve. No entanto, Nu Palco e o seu “habitante” tiveram um lugar de destaque.

Eloquente sem soar presunçoso, jovial sem parecer inexperiente e com um à vontade de quem apenas se pode estar a sentir em casa, Miguel Ponte escreveu, encenou e interpretou esta pequena rábula sobre… Existem várias palavras que permitirão concluir esta última frase, no entanto a mais pertinente talvez seja “destino”.

“Destino”, nas várias acepções da palavra, permite uma avaliação mais cómoda desta peça. Permite destacar a jornada deste jovem a(u)tor, que, ao fim ao cabo, é apenas um ser humano como os que tem “na sua cabeça”.



Acabando com a “mítica” 4ª parede, o a(u)tor revelou a capacidade de tornar o banal em extraordinário e de fazer o público perceber o porquê de estar ali. Com um humor inteligente, nostalgia em doses saudáveis e metáforas apropriadamente fáceis de compreender, esta incursão sobre a mente de um amante do teatro é igualmente gratificante e instrutiva.

Omitir é feio, e tenho de confessar o pensamento que me ocorreu durante a peça: um Miguel Ponte já idoso, a mesma indumentária ao estilo Avô Cantigas, um currículo recheado de sucessos e um espectáculo de Nu Palco carregado de novas memórias.

Catártico? Sem dúvida. E “o resto é silêncio…”.

Excepto se alguém tossir.

Sem comentários:

Enviar um comentário