quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A Música na 7ª Arte - Os Sapatos Vermelhos

O Espalha-Factos convida-vos, novamente, a participar na aventura da Música na 7ª Arte.

O objetivo é encontrar e debater momentos em que som e imagem se mesclam perfeitamente. Uma demanda pela magia que está dispersa em incontáveis cenas produzidas ao longo dos tempos está prestes a recomeçar!

Nas duas últimas ocasiões, as cenas tratadas eram medianamente conhecidas por parte do público contemporâneo: mas hoje, a busca será mais a fundo. Abrimos o antigo baú de memórias ancestrais e trataremos da verdadeira joia da coroa do cinema britânico. Trata-se do intemporal Os Sapatos Vermelhos de Michael Powell e Emeric Pressburger.

Realizado em 1948, o filme conta a história de um bailado, baseado na fábula homónima de Hans Christian Andersen, e nos artistas que lhe dão vida: Victoria Page (Moira Shearer), Julian Craster (Marius Goring) e Boris Lermontov (Anton Walbrook).



Embora não tenha sido um êxito tremendo de bilheteira, agitou suficientemente o mundo para arrecadar dois Oscares nas categorias de melhor direção de arte e melhor banda sonora, influenciando toda uma nova geração de realizadores.

Frequentemente citado por Martin Scorcese, Brian DePalma, entre outros, como um dos melhores filmes de todos os tempos, este clássico revolucionou a maneira como a edição, música, dança e até a cor eram utilizadas na 7ª arte.

E no cerne de toda esta magnificência está um bailado hipnótico, onde a prestidigitação milagrosa da cinematografia, representação e dança ribombam pelos quatro cantos do ecrã. 

Lede o resto do artigo aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário