domingo, 16 de março de 2014

A SÉRIE PARA TI! – GAME OF THRONES


Por esta altura, a maior parte do grande público já conhece esta série: a não ser que tenham estado a viver numa gruta nos últimos 3 anos.

Sem dúvida até já escolheu que casa de Westeros apoia e tenta antecipar todas as jogadas politicas por vir.

Mas se por algum motivo, quer seja por falta de tempo, interesse ou habitação numa gruta, é recomendado vivamente que se lance nesta aventura sem precedentes.

Baseada na colecção de best-sellers de George R.R. Martin, Guerra de Tronos tem vindo a quebrar barreiras nos últimos anos a niveis completamente distintos no mundo dos audio-visuais televisivos.

A acção relata um período conturbado na história do continente Westeros, em que diversas casas "nobres" se degladeiam para eleger um rei que todos domine, ao mesmo tempo que os miticos seres conhecidos como "White Walkers" reaparecem na fronteira Norte, prontos a destruir o mundo conhecido...

A premissa desta série é a de um natural "bem contra mal" ou "pessoas boas contra pessoas más"... Mas é aqui, logo de inicio, que a série começa a marcar a diferença.

Tal como na vida real, aqui não estamos perante pessoas a "preto e branco", mas de tom cinza: ninguém é totalmente bom ou totalmente mau.

Exceto o Joffrey... Mas lá chegaremos.




A partir do momento em que sabemos que estamos num mundo fantasioso, mas com caracteristicas humanas e sociais bem reais, podemos começar a deixar-nos envolver por toda uma majestosa panóplia de paisagens, decorações, guarda roupa, efeitos especiais, que no todo se afiguram como níveis de produção de altissimo grau.

A série também tem vindo a proporcionar maior visibilidade a um conjunto de jovens actores, predominantemente britânicos, que só têm impressionado desde que agarraram esta oportunidade.

Maisie Williams, de apenas 15 anos, como Arya Stark; Kit Harington como Jon Snow e Emilia Clarke no papel de Daenerys Targaryen, têm sido os mais aclamados actores desta geração, que ocupa um lugar nas noites de domingo do mundo inteiro.

Por motivos diferentes destaca-se Jack Gleeson, o rapaz que desempenha o papel de Joffrey Baratheon. A sua personagem é de tal forma odiada pelos fãs da série, que este já recebeu algumas ameaças e sofreu algumas atribulações na sua vida pessoal.

Não obstante, a marca de um grande ator, é quando este consegue obter a reacção desejada do seu público: e nisso Jack Gleeson tem sido fenomenal.



No entanto, o verdadeiro grande senhor deste ecrã é sem dúvida Peter Dinklage.

Este anão tem apanhado o mundo de surpresa, com o seu papel como Tyrion Lannister. Arrogante, irónico, imensamente inteligente, de coração bom mas de raízes corrompidas, esta personagem tem cativado a imaginação do público mas também da critica, ja tendo ganho um Globo de Ouro e vários Emmys para as 2 temporadas já passadas na telvisão.

Fora do mundo audiovisual, Guerra de Tronos tem feito renascer a paixão pela leitura fantástica, algo que não acontecia desde os filmes de "O Senhor dos Anéis".

A série, que atualmente vai na 3ª temporada, tem vindo constantemente a arrecadar prémios e novos espectadores: quer pelos seus dilemas que nos fazem identificar com as personagens, quer pela capacidade de completa imersão na fantasia que afinal está bem viva dentro de nós.

Será fácil dizer que se gosta de algo porque nos dizem que é bom. Porque é aceite por todos e nos faz sentir compreendidos no mundo em que vivemos.

Mas para conseguir realmente fazer-nos sentir parte de uma História, não apenas vendo-a, mas vivendo-a, respirando-a enquanto acontece, e sentirmo-nos ligados a estas pessoas tão diferentes de nós... É um sonho imaculado e grandioso, que por uma hora nos faz cavalgar para uma casa longe da nossa, sem que nos síntamos distantes do sitio onde vivemos.

A não ser que seja numa gruta.

Sem comentários:

Enviar um comentário